sábado, 12 de junho de 2010

Consciência fonológica

A fonética estuda como os sons são organizados e o seu funcionamento na comunicação.

A palavra falada é formada por combinações de pequenas unidades de sons (fonema). Na escrita, a representação do fonema ocorre através de letras. Portanto, o fonema é a menor unidade sonora da língua, enquanto a letra é um sinal gráfico e visual, cuja a função é representar o fonema de acordo com as normas da língua.

No entanto, uma mesma letra pode representar vários fonemas, mas há situações em que as letras representam o mesmo som.

Os fonemas podem ser representados graficamente por vogais, consoantes e semivogais.

As vogais são fonemas em que o ar sai livremente pelo canal bucal. As consoantes são fonemas produzidos com obstáculos à passagem do ar. Enquanto, as semivogais são as vogais [i] ou [u], quando acompanhadas de outra vogal na mesma sílaba (fonema ou grupo de fonemas emitidos de uma só vez (p. ex. a-ca-so)), formando assim um ditongo (sequência, numa sílaba, formada por uma vogal e uma semivogal) ou tritongo (sequência, numa sílaba, formada por uma vogal e duas semivogais).

Devido à complexidade da língua é importante que os educadores e/ou professores elaborem actividades em que possam desenvolver as capacidades fonológicas das crianças de uma forma lúdica e agradável para as mesmas.

Portanto, a seguir apresentamos um conjunto de três actividades para o desenvolvimento da consciência fonológica.



Sem comentários:

Enviar um comentário