O Romance da raposa é uma série em desenhos animados, adaptada da obra de Aquilino Ribeiro.
Esta série utiliza uma linguagem muito própria (estilo linguístico de Aquilino Ribeiro), recorre a rima com grande musicalidade sonora e a provérbios populares, tudo isto dá um grande impacto à série, tornando-a muito interessante.
Esta obra, poderá ser aproveitada pelos profissionais de educação, pelas característica linguísticas que apresenta; sabendo que as crianças devem ter contacto com uma grande diversidade linguística para que consigam adquirir um vasto vocabulário linguístico, todavia pode encontrar nesta história essa grande potencialidade, basta sabermos adaptar actividades em contextos de sala.
Durante as nossas pesquisas sobre o Romance da Raposa, encontrámos dois recursos interessantes sobre esta obra.
O primeiro é um sítio que oferece informações sobre uma diversidade de desenhos animados, incluído O Romance da Raposa, e um segundo sítio que nos disponibiliza em formato áudio toda a obra de Aquilino Ribeiro, dividida por 12 capítulos.
Este último sítio dá-nos a possibilidade de se fazer o download de todos os capítulos em formato áudio, que têm uma leitura com uma óptima entoação da voz do leitor, fazendo com que a criança, e até mesmo o adulto se deixe levar pela imaginação.
Recursos:
Sítio com diversos Desenhos animados
Sítio com formatos áudio Estúdio da Raposa
Ainda, deixamos aqui actividades que podem ser desenvolvidas a partir de um pequeno excerto da série do O Romance da Raposa.
Actividade: "O Romance da Raposa"
Após a visualização do excerto do Romance da Raposa sugerimos que respondas às seguintes questões:
Sabendo que o lobo está muito aflito com a sua dor de dentes, a raposa Salta-Pocinhas propõe-lhe um remédio para a sua dor. Sabes qual é esse remédio? E porque é que a Salta-Pocinhas propõe tal remédio, sabendo que o mesmo não vai resultar?
No final deste excerto vimos a Salta-Pocinhas a entrar numa casa e também vimos que ela deitou-se muito confortável numa cama. Sabendo que ela é uma raposa matreira, achas que essa casa pertence à Salta-Pocinhas? Explica a tua resposta.
Sabendo que tens muita criatividade e imaginação, faz um final para concluir este excerto da história, do Romance da Raposa
Bom Trabalho!
Sem comentários:
Enviar um comentário