domingo, 10 de janeiro de 2010

Língua Portuguesa e TIC

A verdade é que é inquestionável o grande potencial das TIC, pois são inúmeras as vantagens de acesso à informação disponíveis na internet.

Cada vez mais, as novas tecnologias marcam o nosso quotidiano, tornando difícil ignorar todos os seus contributos de enriquecimento dos contextos de aprendizagem para a infância.

A utilização de programas livres, como JClic, Photostory,... encorajam a exploração bem como a imaginação da criança, basta o educador/professor dar o uso adequado a cada uma destas ferramentas.

Os programas interactivos de multimédia complementam o desenvolvimento da literacia na medida em que a sua componente áudio permite trabalhar questões de pronúncia, bem como proporcionar leitura silabada ou centrada em segmentos fonéticos, desenvolvendo deste modo a consciência fonológica, como tem vindo a ser demonstrado por vários estudos (cf. Chera & Wood, 2003; Wise et al., 2006).

Apesar de todo este desenvolvimento ainda são muitos os professores e educadores que não recorrem ao lado mais positivo e criativo que a tecnologia oferece.

Referências:
As TIC na Escola e no Jardim de Infância: motivos e factores para a sua integração
Lúcia Amante
Universidade Aberta

Sem comentários:

Enviar um comentário